quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

templo do sol e outros passeios pela cidade / 日坛 20/08

Como toda sexta feira a aula acabou às 12:30. Marion e eu fomos comprar ingressos para a Expo-Shanghai (上海世博), é eu sei faltava muito tempo ainda para chegar em Shanghai, mas Marion disse que era muito difícil comprar os ingressos, então ótimo, fomos juntos procurar um Bank of Communications que vendia ingressos. Como é de se esperar, esse banco tem uma ótima comunicação com os estrangeiros, era nele ou no Banco da China que eu tirava meu dinheiro!
Andamos bastante até encontrar um que vendesse ingressos, e no caminho passamos pelo bairro Chengdong/ 城东 (cidade leste, ou muralha leste literalmente). Como fica dentro da antiga muralha, o gabarito é mais baixo, mas como está bem próximo de Chaoyang é um lugar bem rico!
Resultado:

Depois chegamos no Bank of Communications, só havia uma pessoa na frente e esperamos quase uma hora em uma poltrona muito confortável, e acho que só fomos atendidos porque encontramos um chinês que falava francês muito bem e era amigo de um funcionário e as coisas se agilizaram.
Eu comprei 2 ingressos de 160 元 cada.


Saindo de lá vi uma ‘loja’ de chá incrível (eu adoro chá).
As embalagens eram lindas, quis comprar muitos chás, mas para variar eles não aceitavam meu cartão, e eu comprei só o chá vermelho, fiquei curioso com o chá vermelho, mas só aqui no Brasil pesquisando eu descobri que é a mesma coisa que chá preto, só que na Índia é chá preto e na China é chá vermelho.
Uma típica avenida de Pequim, com belas ciclovias arborizadas, às vezes invadidas por carros.
A calçada normalmente é bem mais larga que isso!


A embaixada do Japão.

Logo depois de tirar essa foto todos esses militares chineses e japoneses começaram a acenar para mim, e então eu me toquei de que se no Brasil já não é legal tirar foto de embaixadas, na China então....
Eu coloquei minha máquina no bolso e sai de fininho como se nada tivesse acontecido, o que mais eu podia fazer?? Na China eu não assistia jornal, portanto alguém sabe se em agosto de 2010 ouve algum incidente diplomático entre China e Japão?

 O muro do Templo do Sol.
 日坛
O altar do Templo do Sol, em uma profunda restauração.

O Parque do Templo do Sol / 日坛公园

Aqui já da para comparar três altares, o Templo da Terra que fica ao Norte da Cidade Proibida, tem um altar quadrado em uma base quadrada. O Templo do Céu, que fica ao Sul, tem um altar circular em uma base quadrada, e o Templo do Sol, ao leste, tem um altar quadrado em uma base circular. Será que o templo da Lua tem um altar circular em uma base circular? Bem eu não fui e no google não da para ver direito!! Se alguém for lá, me diz depois!

Lindo esse mural!
mas eu não estava em um templo taoista? ou era hinduista?
Fiquei confuso sabe!

É imprecionante como essa pequenas construçoes para contemplação, apesar de ficarem em locais mais elevados se parecem muito com os coretos de cidades do interior.

Quando eu tirei essa foto eu tentei tirar esse casal da foto, mas agora eu vejo que é justamente o que lhe dá sentido!

Para variar, o parque ao redor do Templo é impecável!

Tem poucas fotos do parque, porque muitas coisas estavam sendo reformadas.

Saindo do parque, eu queria muito ir ao banheiro e entrei no Shopping mostrado pela seta naquela foto de Satélite!


De longe parece um shopping comum, mas assim que entrei senti um clima diferente, e havia muitos ocidentais....
Então reparei que todas as informações estavam em Russo (bem, no alfabeto Cirílico ao menos), até as informações de segurança!!!


Não achei um banheiro no térreo e fui para o segundo andar, é um shopping enorme, não é pequeno como os shoppings de chineses em São Paulo!!! Aliás, pela lógica, será que na Rússia existem shoppings australianos chiquérimos??!?!?!!
Bem, voltando a busca por um banheiro em um mapinha em russo na parede!!! Felizmente aqui eles usam aqueles símbolos universais de banheiro, ao contrário da China, ai espera, eu to na China nesse dia!!! E então eu percorro corredores estreitos repletos de vitrines que só tem fotos de casacos de pele! Uma infinidade de casacos de pele, não tinham preço, mas deviam ser muito (relativamente) baratos!! Finalmente encontrei o banheiro (lindo e limpo) e esqueci meu abanador de estimação nele!

Esse é um prédio residencial no centro de Pequim que achei lindo!

Calçada absolutamente impecável!
Tanto que andei quilometros a pé, só por andar, pela avenida Jianguomen Externa/ 建国门外大街.
É uma das mais importantes de Pequim porque a continuação dela a avenida Jianguomen Interna passa pela Porta da Paz Celestial ou seja a entrada da Cidade Proibida.

Andando... anoiteceu....
Próximo a Guomao/ 国贸 havia muito comércio e restaurantes.

Dessa vez eu finalmente lembrei de tirar foto do restaurante.


Eu comi o prato do canto superior direito (宫保鸡丁), frango e amendoim com um molho um pouco apimentado.
Muito bom, eu adoro amendoim com a comida.
Esse foi o primeiro restaurante meio sujinho em que eu fui!
Mas com certeza já vi restautrantes muito mais sujos no Brasil!

E então eu fui andando até o prédio da ef.
Todos os arranha-céus têm uma iluminação muito bonita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário