segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Templo do Céu / 天坛 18/08/2010

Na terça-feira (17/08) acordei muito cansado, ainda do dia anterior...
E estudei bastante para compensar que faltei no dia anterior.

No dia seguinte fui para a escola, e na aula de business and culture que eu não suportava, (e alias na me conformava de estar pagando por ela!!!) eu saí com a intenção de ver a Sede da Televisão Central da China, mas então eu cruzei aquela avenida insana pelo metrô e quando chego do outro lado caminho uns 30 metros e já estou cercado pela Louis Vuitton, Fendi, Armani, Dolce e Gabbana, Marc Jacobs!!!! Detalhe: eu nunca havia visto essas grifes em São Paulo e fui ver logo em Pequim à 30 metros de uma passagem que as ligava diretamente ao metrô, em São Paulo é preciso cruzar algum rio, entrar em um shopping em que só se pode entrar de carro....e para aqueles que acham que só achei estranho porque venho em São Paulo a exclusão social é uma merda, pouco antes eu estive na Galeries Lafayette que incrível e do lado de uma estação de metrô, mas em Pequim você pode entrar sem querer ao tentar chegar em um outro lugar, atravessando por este Shopping subterrâneo!!!!
Entrei em uma grife japonesa que tinha uma camiseta muito leal na vitrine (e que parecia menos absurdamente cara) o vendedor me esnoba completamente (foi a única vez que isso aconteceu na china, já que eles acham que todo estrangeiro é rico!). Eu pego a camiseta sozinho e quando eu vejo que ela custava 2 mile alguma coisa, eu quase caio duro no chão, faço minha cara de esse algodão nem é tão bom assim e saio me recuperando do choque!!! Vejo uma pista de patinação no gelo imensa, no subsolo também!!!! Outro choque!!!
Como perdi uma hora nesse shopping perigoso e incrível urbanisticamente falando.. eu não fui a Sede da Televisão Central da China (neste dia).

O prédio da minha escola visto do outro lado da avenida, o Shopping fica embaixo de tudo isso daí!!

Então aproveitei para passear em um complexo comercial incrível onde havíamos comido um outro dia!!!

Tem muito comercio no térreo e é muito agradável, apesar de ser tão grande que às vezes parece um labirinto.

fontes no chão estão bemmm em moda na China!!!

e resolvi comer de novo por aí!!
Lindo, só que a limonada era de 'Tang'!!


Então depois da aula, já umas 15:30, combinei com o Rodrigo de ir ao famoso Templo do Céu / 天坛. A construção mais alta da China imperial!!!

Pois é! ele também tem muralha!!
Mas esta é especial, é o Muro do Eco!

  皇穹宇
Calma! Essa edificação faz parte do complexo do Templo do Céu, mas não é a construção principal!!
É a Abóbada Imperial do Céu!


Aqui eram prestadas homenagens aos antepassados.



  圆丘
O Altar Circular!!

 
A ponte Danbi (丹陛桥), o eixo monumental que só serve para ligar o altar ao templo.
Da pra ver a pontinha do templo no fundo.

Só para vocês verem que este eixo é realmente monumental!!

O Templo do Céu (em mandarim tradicional 天壇, em mandarim simplificado 天坛, em pinyin "Tiāntán") é um complexo de templos taoístas, o maior do seu gênero em toda a China. Foi construído no ano 1420 e tanto a Dinastia Ming como a Dinastia Qing o utilizaram para pedir a intercessão celestial para as colheitas (na Primavera) e dar graças ao Céu pelos frutos obtidos (no Outono). Desde 1998, é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

e eis então o Templo do Céu...ou na verdade a 'Sala de Oração pelas Boas Colheitas' (祈年殿).




A Sala de Oração pelas Boas Colheitas, é talvez o edifício mais conhecido de todo o conjunto e um dos mais representativos da cidade de Pequim. Trata-se de uma construção circular, de diâmetro de 30 metros e altura de 38 metros. Construído sobre três terraços circulares de mármore branco, o edifício ergue-se sobre 28 pilares de madeira e muros de ladrilho. E pasmem!!! Ele não possui nenhum prego e nenhuma viga!!!!!! 38 metros pode parecer pouco, mas se tratando de uma construção absolutamente pura...


Como o templo da Terra este Templo é de uso exclusivo do Imperador, da pra ver!!




uma árvore bem especial...
como nos animes que eu via, as árvores são uma espécie de animal de estimação dos templos!

adoro paisagens bucólicas e lúgubres!

Eu chamei este lugar de 'cidade super proibida', na Cidade Proibida era proibida a entrada de homens não castrados, aqui também há uma muralha e um fosso, e mulheres também são proibidas, pois o imperador deve manter abstinência durantes as preces aos deuses do céu!
 
Mas a tradução correta é 'Palácio de Abstinência' 斋宫.



Essa é a segunda vez que eu fui ao meu restaurante favorito em toda China, pois é já estou adiantando que quanto mais perto do Equador pior é a comida. Mas vamos aproveitar que estou em Pequim e aqui a comida é ótima, especialmente neste restaurante. As trouxinhas com arroz e shoyo são boas, mas um pouco enjoativas e felizmente vem somente 3!

O pãozinho branco com recheio vermelho é o 叉烧包 (chāshāobāo) é nada mais nada menos que a coisa mais incrível que comi em toda China, a massa branca é cozida lentamente no vapor, esse recheio? Não sei o que é, mas é orgásmico (orgasmique)!!! Só uma pessoa vai entender essa piada!!
E não muito atrás esta a sopa de cogumelos, uma entrada perfeita!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário