quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A Grande Muralha e o Centro de Exibição de Urbanismo / 长城和北京市规划民示馆 21/08

A ef cobrou 180 para que seus alunos fossem a Grande Muralha da China.
Eu já havia pago e Marrion também, mas ela disse que talvez se tratasse de uma ‘arnac’. E assim eu aprendi essa palavra fantástica, melhor que 171, porque se trata de algo legal, porém você se sente um idiota depois. Bem ela acertou completamente, nos encontramos na escola, a van chegou e para minha surpresa depois de pagar uma fortuna, não havia guia, só um motorista que só falava mandarim, o ingresso não estava incluso...
Depois de uma hora de viagem:

Só colequei essa foto horrorosa para mostrar qual foi minha primeira impressão!

Não sabiamos para que lado ir, então fomos para direta, não foi uma boa escolha!


No fundo de um grande vale chuvoso, sempre há água.

e então começou a valer a pena, mesmo nublado estava lindo, e a chuva espantou os turistas e foi possível caminhar tranqüilamente pela muralha.

A escada já assusta de longe!


Uma das escadas básicas da Muralha.
Idosos, esqueçam vocês não vão subir a Muralha da China.


Lúbubre, lúbubre, lúbubre...

  居庸关
A Passagem Juyong, não sabia da existencia dela, na época, mas essa construção me chamou a atenção e eu pesquisei.


Essa é a foto em que é possivel ver melhor a muralha dividindo a China da Mongolia pelo alto das colinas!
Acho que do lado esquerdo era a China e do esquerdo a Mongólia era é claro porque hoje é tudo China.

Gosto dessa foto porque ela me lembra um pouco a obra do Escher.

O mais bonito da Muralha com certeza é a vista da Muralha!

que meigo esse trezinho passando (ele passa por baixo da muralha mais a frente).

Estas torres de vigília têm 4 chaminés, se um soldado visse um exercito inimigo ele ascendia 1 chaminé para 100 soldados inimigos, 2 para 500 soldados, 3 para 1000 e todas as quatro para 5000 cabeças.
E essa informação era passada de torre à torre!
Em caso de um exercito ainda maior ou qualquer emergência, eles acrescentavam esterco de lobo para deixar a fumaça super escura e espessa.
Esse sistema era super eficiente, a muralha em si não exerce grande proteção contra um exercito inteiro, mas a rápida comunicação e reação dos soldados chineses sim!
Existe uma história que conta que uma serva de um palácio chamada Baosi, ela nunca soria, então o herdeiro do trono se apaixonou por ela, e fez de tudo para que ela sorrisse, nada deu certo. Ele decidiu convocar os aliados chineses para combater uma invasão usando a muralha, quando chegaram desesperados para ver do que se tratava este rei começou a rir e sua esposa que nunca soria, riu com ele (finalmente). Os aliados foram embora revoltados!
E quando ele realmente foi atacado seus aliados não foram em seu socorro...
Resumindo, é a história de João e o Lobo chinesa!
Mas foi uma ótima forma de entender como funcionava a Muralha né?

A muralha tem uma bifurcação no vale, eu acredito que para reforçar a segurança neste local tão vulnerável!

Faz meia hora que parou de chover e a muvuca já aparece!!
Também a Muralha da China é o 11º local mais visitado do mundo!!!!!

Fato bizarro:
Ao longo de minha caminhada fui pedido em casamento, só que pelo pai de uma menina que devia ter uns 16 anos ou mais (ela era alta!). Ele não me pediu em casamento propriamente dito, mas ele pediu pra tirar uma foto de sua filha comigo, como já disse neste blog, é normal pedirem isso para si ou para crianças pequenas, mas para uma adolescente?!?!?! Já achei estranho, e ai ele começou a dizer ela é linda, ela cozinha muito bem, conversa com ela, ela começou a dizer: pára pai! pára pai!
Pra quem diz que os chineses só se casam entre eles...
Mais um mito derrubado!

Meu inusitado grupo intercontinental!
Só falta um representante da África e um da Oceania!
Reparem em uma coisa: os europeus de moletom e eu de bermuda e camiseta, é, agora vou começar a dar ouvidos quando dizerem que eu não sou normal!!


Os soldados Chineses deviam ser bem magros!!

       Pois é, e a muralha acaba aqui, e então fica bem claro como esse trecho foi parcialmente reconstruido (eu suponho), não tem marcas de remendo é tudo certinho!!!! Essa mureta não deveria existir, ou ao menos não desta forma. Uma muralha revestida de tijolos de barro, que foi abandonada no século XVII, teria buracos...

Impliquei com isso porque realmente não podia saber o que era original e o que era refeito e se o que foi refeito foi fiel ao original.
Aqui eu senti a força de cada palavra da “Lanterna da memória” de John Ruskin.

“Podemos viver sem a arquitetura de uma época, mas não podemos recordá-la sem a sua presença.”
John Ruskin
Bem, se Viollet-le-Duc tivesse feito a restauração, também não haveria essa mureta porque a restauração seria integral e a muralha continuaria em 8850km contínuos. Sairia um pouco caro né?
Bem o fato é que talvez seja melhor ir a trechos mais intocados e conseqüentemente mais afastados.


Essa é uma das fotos mais poéticas que eu tirei em toda viagem, mas tirei com resolução muito baixa, nossa eu que me matar quando vi!!! que ódio!


E então eu desci tudo!
Só aqui em casa descobri que essa é uma parte da 居庸关 ( Passagem Juyong), uma das três passagens mais importantes da Grande muralha.
E começou a chover cada vez mais forte! Nós comemos alguma acoisa na loja da muralha.
Aquele trecho em que andei era para ser apenas o aperitivo!!! Aquelas muralhas que fotografei ao longe era lá que eu devia andar e me deslumbrar!!! Mas já era! Não pude visitar direito essa passagem nem fui ao outro lado da muralha.  A chuva realmente ficou mais forte, todo mundo ficou com medo da chuva, ah se eles conhecem São Paulo!
Se eu tivesse ido em um dia de Sol, eu veria isso:

E quando eu já havia desistido de ver algo legítimo...

Absolutamente lindo!

Agora o Ruskin esta feliz!

E os tradutores de línguas arcáicas também!


Tibetano, manchu, mongol, mandarim...
Será que aí esta escrito: "fiquem longe de mim seus bárbaros maus."?
Ta bom, sou eu quem 'fala' mandarim aqui, mas essa tradução vai ficar para para meu próximo blog: "traduzindo mandarim arcaico".


Essa é a porta principal da passagem Jūyōngguān (居庸关), a única foto que tirei devido a chuva.

Thauthau Changcheng.
Essa só quem fala mandarim vai entender, hehe.

Eu viajei por uma hora para chegar lá, achei lindo, mas sai com uma plena consciência de que não vi nada!


Esse mapa explica a frase.
Dos 8850km, eu devo ter andado no máximo 2.

Este trecho, assim como todos os outros visitáveis, foram construídos na dinastia Ming, em 1644 a muralha foi abandonada, já que a china foi invadida e dominada pelos manchus até 1912. Como os manchus estavam do outro lado da muralha, esta não fazia mais sentido.

O que me consola quanto à péssima restauração, é que eles nunca vão conseguir estragar toda muralha, quando eu voltar para China (já milionário é claro) eu vou pegar um helicóptero e visitar um trecho intocado desses...


Essa é a muralha em toda a província de Beijing.

Eu fui ao número 13.
Eu recomendo o número 14, Badaling (八达岭) que é perto e nele há um teleférico em que gostaria de ter ido, mas como foi o primeiro trecho a receber turistas deve ter sido muito reconstruído. Há também outras 2 passagens em que não fui, mas acredito que valeria muito a pena:
O local onde a Muralha começa, na Montanha do Mar (山海)!

E essa é a Passagem Niangzi (娘子关).


Mas o dia não acabou!!
Esse foi um dos dias mais intensos da minha viagem.
Enquanto Marrion e Ana foram em um outro lugar, eu fui ao Centro de Exibição de Urbanismo de Pequim (北京城市规划民示馆), pois é, eu sabia que Shanghai tinha um, mas não sabia que Pequim também tinha, mas a partir do momento em que descobri que existia, soube que teria que ir.
E pela terceira vez neste dia eu tive de passar pela Praça da paz celestial, mas ainda não é a visita oficial, aguardem...


Mesmo de baixo de chuva, é lindo!

Aquele alí é um cronometro contando os segundos para o fim da Expo-shanghai.
Isso é que é pressão!!!!!

Essa é a principal porta da muralha da cidade. A porta Zhengyang (正阳门), e por esta avenida ficava a muralha da cidade, que contornava toda a cidade! mas também vai ficar para outro dia!

北京市规划民览馆
O Centro de Exibição de Urbanismo de Beijing.



E o Museu da Ferrovia bem coladinho nele, parece uma metáfora para o fato que muitas cidades tem seu desenvolvimento atrelado ao desenvolvimento da ferrovia, bem, mas esse não é o caso de Pequim que foi fundada como capital do Império Mongol. Aposto que você não sabia disso!!!
Não falei de Běijīng / 北京 até agora pois estava esperando este momento, mais que propício para isso, com todas as dezenas de mapas e maquetes que vamos ver agora!
Bem para começar, (běi) que se pronuncia pei (não existe ba, be, bi, bo, bu no mandarim), significa norte e (jīng) que se pronuncia mais ou menos como dim, significa capital, portanto “capital norte” é o nome desta cidade, que hoje é capital de toda a China.
Nos falamos Pequim provavelmente porque é mais ou menos assim que se diz em minnan, a língua que se fala em Xiamen onde os comerciantes portuguêses aportavam. Isso mesmo a palavra Peking do inglês (antes das olimpiadas), Pechino no italiano, e em tantas outras línguas teve origem do português, que por sua vez tirou este som do idioma mimnan ou mim do sul!

Essa é toda a província de Beijing!


O vermelho corresponde à mancha urbana, o amarelo é rural e o verde provavelmente as florestas sobre as montanhas.
É importante ressaltar que na China as regiões metropolitanas não são divididas em cidadezinhas que se conurbaram, até onde vai a mancha urbana é uma única cidade. Na verdade, na China o sistema de divisão político-adiministrativa é bem diferente. Existem províncias, províncias autônomas, municipalidades (que seriam as quatro cidades com autonomia de província) prefeituras, subprefeituras, departamentos, comarcas e distritos.  No caso de Beijing, toda a cidade é administrada como uma província, ou seja, responde diretamente ao governo central. Ela é a primeira cidade e ter esta categoria provincial. Devo reconhecer que venho chamando de província a municipalidade de Beijing, mas somente pela imprecisão das traduções e pelo fato de a palavra municipalidade não deixar claro o nível de autonomia desta área.
Os níveis nesta hierarquia são claramente definidos por ideogramas como (shì), (xiàn) e (qū) define a cidade, como por exemplo 北京市 (cidade de beijing); define um tipo diferente de distrito, um que não esta conurbado a cidade e possui um certo grau de autonomia em relação a cidade a que pertence (no Brasil seria sem dúvida uma cidade) e define uma parte de algo, no caso um distrito, que pode ou não estar conurbado. O distrito ou municipalidade de Beijing por exemplo, esta dividida em 16 (qū) e 2 (xiàn) . Destes 16,  pelo menos 2 não estão conurbados e é difícil encontrar uma informação segura sobre a população da mancha urbana que deve estar por volta de 13.000.000, já que mesmo os distritos que conurbam, têm aglomerações fora da área urbana. Mas a população da municipalidade é clara: 17.234.087, sendo que em muitos lugares é possível encontrar informações erradas como a Wikipédia que diz ser esta a população da região metropolitana de Pequim (??????).
Para aqueles que pensaram que isso gera muita concentração de poder, vale a pena lembrar que na China também há (zhèn) e (xiāng) que correspondem a aldeia ou vila, comunidades rurais que podem eleger uma espécie de líder democraticamente, chamado de 乡长 (xiāngzhang) que defenderá os interesses destas pequenas comunidades perante o governo do município, ou da municipalidade. E quanto as grandes cidades o poder é concentrado SIM! Qual é a vantagem em descentralizar o poder em uma metrópole? Quais vantagens há em São Paulo por estarmos divididos em 39 municípios com prefeitos diferentes, de partidos diferentes que fazem questão de não concordar em nada, para sempre poder colocar a culpa um no outro? Assim nada acontece e sempre há o que prometer.
Esta projeção sobre maquete mostra o desenvolvimento de Beijing!

e os telhadinhos da cidade proibida, é claro, são dourados!

Diante desta maquete/painel gigante e inacreditavelmente linda de bronze que retrata a Beijing medieval, é necessário falar de sua história.
A dinastia Jin conquistou o norte da China que pertencia em parte à dinastia Liao, fundando Zhongdu (中都), a "capital central", próximo ao que hoje é Beijing. Os mongóis, com Genghis Khan, arrasaram Zhongdu em 1215 e reconstruíram-na como Grande Capital (大都), a norte da capital Jin, este é considerado o início da atual Pequim . O explorador Marco Polo chama à zona de Cambaluc. Kublai Khan, que queria ser imperador da China, transferiu a capital de Karakorum para Beijing, após derrotar seu irmão.  Definiu a sua capital na zona norte por estar mais próxima as suas origens na Mongólia, o que realçou a importância da cidade, apesar dela estar na fronteira norte da China e longe do centro do Império Mongol. Em 1279, após aniquilar os últimos remanescentes da dinastia Song que governava o sul da China, concluiu sua conquista e levou o Império Mongol a sua extensão máxima (indo do Vietnã à Polônia!!!)

Para quem achava o Império Romano grande...
E Pequim já começou sua história sendo capital de tudo isso!!
Digam a verdade, estou fazedo vocês reverm seus conceitos!

Os mongóis na forma da dinastia Yuan(元), que descartaram o complexo sistema administrativo chinês que durava mais de 1000 anos e demitiu todos os funcionários que haviam sido admitidos por concurso ‘público’, geraram muita insatisfação e revoltas, até que com a ajuda de uma grande revolta camponesa em 1368, a dinastia Ming () toma o poder e destrói completamente e rebatiza a cidade de Dàdū como Běipíng (北平) paz do norte, mas transfere a capital para Nánjīng (南京) a capital sul, na margem do Yan-tsé.
Em 1403, o terceiro imperador Ming, Zhu Di (朱棣), que subiu ao trono depois de matar o seu sobrinho e de uma longa guerra civil, moveu a capital para o norte, para Beiping e chamando-a "Beijing". Isso combinado ao reforço da Grande Muralha garantiu a segurança da China contra os mongóis. A Cidade Proibida foi construída entre 1406 e 1420, em seguida o Templo do Céu (1420).

O Portão da Grandeza Divina visto de um outro ângulo.

De nenhum ângulo a maquete cabia em uma foto só!

Onde eu estudava.

Isso mesmo que você esta pensando! Cada janelinha da cidade esta aí!
Porque o espanto? Sua cidade não tem uma dessas? Mas como é feito o planejamento urbano na sua cidade? Como assim sua cidade não é planejada?

Eu ouviria isso de um chinês se meu mandarim estivesse um pouco melhor!

Ali em cima agente podia ver a maquete como um mapa, e ainda haviam umas lunetas, como aquelas de observatórios, para vermos a maquete, e na tela da luneta aparecia informações sobre o local no foco da lente. Essa experiência lúdica é fundamental para conscientizar os jovens da importância do planejamento urbano bem como do estudo da história de uma cidade!
Bem, estamos muito longe disso, já no Brasil a maiorias dos Arquitetos e Urbanistas saem da faculdade achando o urbanismo extremamente chato! Alias, você leu tudo que escrevi sobre a história de Pequim?

Não parece uma foto, né?

Infelizmente eu estava hospedado em um lugar que não esta na maquete, mas achei incrível colocar uma parte da cidade em foto, já que é insano fazer uma maquete de uma cidade de 13 milhões de habitantes, mas com a foto agente não perde a noção de continuidade do tecido urbano.

Essa é outra maquete!


Lindo projeto, pena que eu não o vi concluído! Já que eles exibem os projetos antes de serem construídos, para serem discutidos aqui!
Diferentemente de nós, uma vez que no Brasil nós só sabemos dos projetos quando eles já começam a ser executados. Como o alargamento da marginal Tiête, que vai contra o Plano Diretor, vai contra o Estatuto da Cidade, que diz que a população tem o direito de participar das decisões que claramente podem mudar sua vida. Urbanistas e arquitetos protestaram, mas que poder urbanistas tem sobre o urbanismo em São Paulo? Se você pensou nenhum acertou.
Mas afinal de contas isso é democracia, não discutir nada e fazer tudo por de baixo dos panos, será que estou enganado? Bem como a maioria dos brasileiros eu estudei em um péssimo colégio, pode ser que eu esteja enganado mesmo.

Não podia deixar de por alguma foto do Centro de Exibição de Urbanismo em si.

O nome disso é matong (马桶 / mǎtǒng!


Na época dos jogos olímpicos, eu vi muitas reportagens dizendo que a China estava se esforçando muito para trocar todos os matongs para vasos sanitários! Eu tirei foto deste matong porque além de bem limpo, ele esta em um lugar onde eu esperava ver muitos vasos sanitários. A situação é a seguinte: no aeroporto e outros lugares com muitos vasos haviam sempre os matongs e também os vasos sanitários, divididos em setores diferentes nos banheiros, identificados por símbolos engraçados de bonequinhos agachados ou sentados (imaginem vocês, já que obviamente não ia ficar tirando foto dentro do banheiro). O matongs tinham muita fila enquanto que os vasos sanitários quase nunca tinham, assim entendi porque eles não iram deixar de existir. Ah, e no Centro de Exibição de Urbanismo, um lugar onde eu poderia facilmente imaginar que muitos turistas freqüentariam (inclusive porque tive de pegar o folheto esplicativo em russo já que em italiano, français, español, english e japonês já haviam acabado), só havia matong.
Teoricamente eles deveriam fechar as 17:00, mas 16:45 já começaram a apagar as luzes, e eu nem tive tempo de tirar foto de uma ‘maquete’ de bronze, na forma de uma semi-esfera com 4 metros de diâmetro. A Grande Muralha estava representada nela, e como havia ido lá neste dia, imaginem minha empolgação.


E quando eu achava que meu dia estava terminando...
Esse é o começo da avenida Qianmen (前门).

Outra loja de chá!!!

Onde eu tirei o dinheiro para comprar milhões de chás.




De cima para baixo no eixo monumental:
1º - Mausoléu de Mao Tse-tung (ou Mao Zedong)
2º - Portal Zhengyang (正阳门)
3º - Torre Zhengyangjian (正阳门箭楼)
4º - A Avenida Qianmen 前门大街
5º - aqui eu consideraria estes edifícios com a laje verdejante, mas só pude ver agora na foto de satélite.
Imediatamente paralela à Avenida Qianmen, nos dois lados, há duas ruas muito simpáticas, com feições do comércio tradicional.

Esta é a apaixonante loja de seda Ruifuxiang (瑞蚨祥绸布店), se vocês soubecem o quanto gastei nesta loja em RMB (a moeda).

Ela é literamente da época em que mandarim se escrevia ao contrário.

Por que em São Paulo não tem lojas com estatuas de bronze? Alias, em São Paulo há lojas fundadas em 1862?

Quase um museu!
E foi nesse "museu" que eu comprei um kaban de seda com gola mao, é claro, e com uns dragões estampados, talvez eu coloque uma foto dele...

Tudo em volta era lindo!

Marion e eu comendo Shuijiao!

no restaurante mais sujo que eu já havia ido em toda minha vida!

mas é uma gracinha!!

Um comentário:

  1. O império mongol pra mim foi o maior e mais poderoso império do mundo....

    ResponderExcluir