terça-feira, 12 de outubro de 2010

Chegar na China

Bem antes de sair do Brasil, imprimi um monte de mapas, endereços e reservas em hotéis, mas os últimos dois dias foram uma correria e eu não planejei meu dia em Paris, nem sabia se realmente poderia sair do aeroporto e também não planejei meu dia em Tianjin (na província de Tianjin), planejando minha viagem descobri que de Beijing seria somente meia hora de viagem, então poderia ir bem sedo e voltar tarde e com essa seriam 8 províncias.
Eu usei muito o google maps para planejar minha viagem, mas na China toda, não da para sobrepor mapa e satélite, o que atrapalhou bastante...
Minha mala até que ficou mais vazia do que imaginava (ainda bem).
Lá fui eu, no dia 6/08/2010 sozinho para o aeroporto, fazer o que se eu tenho uma família desnaturada.
Então, depois de 12 horas eu cheguei em Paris.

 Bastille
                                                                 
Pela foto da pra ver que eu pude sair do aeroporto, eu tive de pegar um trenzinho até a imigração (não estou acostumado com aeroportos deste tamanho). Perguntei para o cara que organizava a fila se poderia sair do aeroporto já que faltava 8 horas para minha outra passagem e ele perguntou de que país eu era, eu disse que sou braseiro e ele disse: ‘Oui, mais bien sûr, avec le passaport brésilien vous pouvez sotir de l’aeroport.’ Pela primeira vez na minha vida eu senti que havia uma vantagem em ser brasileiro e minha primeira impressão se Paris evidentemente foi ótima, e como se já não bastasse isso, o céu estava lindo, que me desculpem aqueles que passaram 7 dias e tiveram 7 dias de céu nublado.

Eu peguei um mapa no aeroporto, fui até a estação de trem onde esperei meia hora para comprar um bilhete caríssimo de um trem lento que levou quase 1 hora para chegar na tenebrosa Gare du Nort, pois é minha segunda impressão não foi nada boa (depois a China viria mostrar que até o transporte parisiense esta ultrapassado) e fui andando pela cidade, foi muito bom e até almocei salmão.


Essa foto mostra a visão que me convenceu: Paris é foda!!
       



Espera aí! Eu sabia que o Sena era despoluído, mas daí a poder chegar tão perto e não sentir cheiro nenhum, e ainda por cima ter patinhos nadando?????? (ver seta)

Mas o foco deste blog é a China eu sei. Porém, preciso falar de mais uma coisa que foi bom ver antes de ir pra China, na Galerie Lafayette eu me surpreendi com a proximidade das grandes grifes com a entrada do metrô e também com as portas de vidro que isolam as lojas em nossos Shoppings.
Voltei para o aeroporto com muita antecedência (com aquele trem esquisito era melhor não arriscar).
Depois de umas 7 horas e passar pela Rússia à noite no período dos incêndios críticos nas florestas russas, amanheceu, e onde eu estava? na Mongólia é claro. Eu olho pela janela e percebo que agora começava minha seqüência de surpresas fascinantes.
Eu me deparei com o deserto de Gobi, normalmente há nuvens quando eu estou a 8 km de altura, mas em um deserto...foi possível ver cada duna e montanha e todas aquelas cores que nunca havia visto em uma paisagem.

 Deserto de Gobi

...foi isso que eu vi...
Depois eu ainda vi as montanhas verdejantes de granito que dividem a China da Mongólia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário