terça-feira, 16 de novembro de 2010

Templo da terra e Centro Olímpico / 地坛和奥体中心 15/08

            Acordei bem tarde porque estava cansado e com os joelhos machucados, fui ao restaurante que estava sempre aberto e pedi um prato com molho de mostarda, mas não era qualquer mostarda era uma super mostarda, quando coloquei o rolinho inteiro na boca, quase botei para fora, mas agüentei firma até lacrimejei!!!! Percebi que não dava pra comer mais, felizmente era um prato barato, então pedi um frango que vinha com molho separado, que alias era muito bom. O frango estava bom, mas vinha cheio de ossos dava trabalho e detesto ter muito trabalho pra comer!


Então fui direto ao metrô em direção ao Templo da terra/ 地坛!
Quando sai do metrô fiquei confuso, perto também estavam o templo do Dalai Lama e o Templo de Confúcio. Localizei o norte e fui...
Deparei-me com um muro enorme, felizmente a entrada estava próxima!

Acho que todo mundo já viu isso em algum lugar!

Dentro do muro tem muitos jardins.

Os chineses chogam muito lixo no chão, mas como eles são muito organizados...

Este parque também tem um problema sério com moscas gigantes que vem aqui para desovar.

Não sei se teve graça, mas foi só pra mostrar que ir ao parque pode ser muito divertido quando você tem uma administração competente, o que não é o caso de qualquer parque que eu tenha conhecido no Brasil.
Este parque que fica dentro dos muros do Templo da Terra é repleto de obras contemporâneas que se mesclam à paisagem, tornando a simples experiência de andar por um parque, algo inesquecível.



Essa é uma aléia de Ginkgo Biloba (aquela planta medicinal).
Elas são lindas!


Nem na nossa Bienal agente tem coisas assim (eu fui duas vezes nessa de 2010), lá eles tem isso o ano inteiro!

E esse é o Templo da Terra!
Pequeno né?
É como os templos do Palácio de verão, têm bronzes gigantes e lindos, mas só cabe o imperador entre as estatuas e a porta de entrada!!

Aqui fica mais claro, ele orava nesse edifício no canto superior e ainda havia este altar gigante (que estava em reforma). Se alguém tiver mais informações sobre esse altar me ajude! Acredito que ele também fosse usado para sacrifício de animais.
Esse templo foi fundado na dinastia Ming, mas reconstruído na dinastia Qing. Era realmente de uso exclusivo do imperador para se comunicar com os deuses da Terra. Além deste, há também o Templo do Céu, o templo do Sol e o Templo da Lua. Cada um em uma posição de cidade (norte, sul, leste, oeste respectivamente).


Essa é a árvore mais linda que já vi na minha vida (até esse dia).
Nesse parque há 80 árvores com mais de 300 anos, e o site do parque tem um link só para as árvore:

Eu sai do parque no interior ao muro, para ver o parque exterior. Depois descobri que ainda tinha muito para ver lá dentro.

Atrás destas árvores tem uma via expressa imensa, mas não há lugar que os chineses não consigam deixar agradável!

e bota agradável nisso!

安定门外大街
A Avenida Andingmenwai é uma importante ligação entre o centro e a 'zona norte' e é uma típica grande avenida de Pequim.

Depois de dar uma volta enorme, eu finalmente cheguei a uma estação de metrô que não foi exatamente aquela que havia descido. Tive que fazer 2 baldeações para descer na estação 奥林匹克中心 (centro olímpico) da diminuta linha 8 que foi construída para os Jogos Olímpicos.
No metrô encontrei Melani e Malvine que havia conhecido no Juicy Beijing.
Cheguei na estação com 20 minutos de atraso e os italianos já haviam ido!
Detalhe: no dia anterior eu esperei 1 hora por eles para ir ao Palácio de verão, e poderia ter visto muito mais se não tivessem atrasado!
Liguei para eles, e nos encontramos mais à frente!
Melani e Malvine  foram na frente porque estavam com pressa para entrar no Ninho de Pássaro.


鸟巢

E a primeira coisa que avisto é o Ninho de Pássaro (鸟巢) dos arquitetos Jacques Herzog e Pierre de Meuron.

e es que Deus veio disse....


tem momentos que da pra ouvir aquela musiquinha de '2001 uma Odisséia no espaço'...

thanthanthaaaannnnnn

 Meu único ídolo olímpico: Yelena Isinbayeva (Елена Исинбаева)

Os pais pediam para nós tirarmos fotos com as criancinhas o tempo todo!


Criançinha ainda da pra entender, mas uns marmanjos querendo tirar foto comigo????
Pelo menos já sei como se sentem os astros de Hollywood!!!!


水立方
E esse é o Cubo d'água, projeto do escritório de arquitetura australiano PTW Architects é baseado em uma estrutura molecular chamada Weaire-Phelan e concebido com um plástico super resistente, o ETFE (etileno tetrafluoretileno).






Eu,é claro,tinha que entrar na fonte!!
E com muita habilidade só molhei os pés!







De perto ele perece menor!!!

Incrível!! não tem porta não tem nada!!!


A tranqueira das olimpíadas.

E o Sol vai, a Lua chega...

非常好看!!!


Aí comecei a me frustrar com minha máquina que é péssima para tirar foto à noite!




Quando eu achei que já havia acabado, eu vejo estes espaços escavados, com pátios que lembram construções do início do século XX, misturadas à bolhas laranja!
É incrível, mas como já era noite as fotos não prestaram!
E a entrada de outra estação do metrô, fica por aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário