sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Palácio de verão / 颐和园 14/08/2010

Então no meu primeiro Sábado, o céu se abre e eu vejo finalmente que não era poluição aquela névoa assassina, e vou ao Palácio de Verão, em um lindo dia de verão com um céu de aquarela. Ele fica na penúltima estação da minha linha de metrô (isso é muito longe).

北宫门
       Esta é a primeria visão (é só a Porta do Norte).

Bem, eu entrei, mas cadê o palácio?

苏州街
Essa foto é da rua Suzhou, que tem esse nome porque foi inspirada nos canais de Suzhou (eu tb fui pra lá, alias onde eu não fui? hehe)


          Então eu vejo o que parece ser o Palácio.

Uma gracinha essa flores de terracota, mas não parecem originais!

E eis que me deparo com arquitetura Tibetana??? e cadê a entrada do Palácio???

Eu não sei porque, mas essa portas e janelas me lembraram imediatamente o Stay Puft!



Essa é a Colina da longevidade, claro! se você sobe ela e continua vivo é porque ainda vai viver um bom tempo!
Depois de nos perdermos na colina, eu encontro esta vista!!
Esse é o lago Kunming, totalmente artificial, inspirado no Lago oeste de Hangzhou.
Ééééhhhh cadê o Palácio?


Foi desta torre/ponte que eu vi o lago.

Tudo pintado à mão se nenhuma repetição!
Estes pequenos pavilhões estão por toda parte.
Se os chineses não gostão de Sol, imagine os imperadores!

Depois de subir toda Colina da Longividade, nós descemos...(cadê o Palácio?)

Este não esta restaurado, da pra ver a diferença!

Idem!

Olha aquela janela no fundo que graça!

Este corredor imenço ao redor do lago, obviamente era para os imperadores passearem na sombra.



Esse telhado bateu recorde!

Os chineses adoram essas pedras esculpidas naturalmente.
Eu também!!!


Por que nunca me deixaram fazer janelas assim na faculdade?????????
E porque não misturar todas em uma parede só????????


Foto fresca!

水木自亲
E eis que finalmente eu vejo algo que se parece com um Palácio, mas eu vim justamente de lá?????
E aquele risquinho mínimo na montanha é o Pagode Yu Feng.

 
Essa é uma das visões de paraiso que tive na China, esses Salgueiros-chorões se moviam como nuvens...
Não da pra explicar!!!

Então pegamos um barco pra cruzar o lago, é claro!
Eu não fui na Ponte Cinto de Jade porque o povo tava todo enrolado, perdido, mas eu a vi de longe e ela linda!!!

玉带桥
Essa é ela no outono, ela tem essa forma para que o barco dragão do imperador possa passar!


Finalmente eu comecei a entender o que é o Palacio de Verão.

Passeando pelo lago encontramos Marie e Anne.


Essa é a ponte dos dezessete arcos ( 十七孔桥).

Essa foto foi uma tentativa de copiar a foto que tirei no Sena.

Maldita garrafinha d'água!

A quantidade de esculturazinhas no telhado determina a importancia do edifício.
Em uma escala de 1 a 10 esse edifício é 3 (acho que o dragão não conta).

 mais telhados...





sublime é pouco!!

então saimos da ilha de barco.

清晏舫
O tão esperado Barco de Mármore.



Simplesmente incrível.

Um dos muitos patios internos com tanques d'água e pontes!

Acho que esse portal é uma forma de dizer que trono do imperador esta por perto.


Essa é a arquitetura chinesa clássica (dinastia Ming) com detalhes no estilo Qing (com plaquinha escrita em mandarim e manchu).

Todo mundo ficava embasbacado nesse momento.
Por que será?

Não tenho a minima idéia porque!

Agente tem que passar por uma ponte para chegar ao altar, isso depois vai virar rotina!


E finalmente o Altar, mas tudo isso é o altar, sem aposentos, sem Palácio...cadê o Palácio?????



Vai gostar de telhado assim lá na China!

Já mencionei que todo o lago é artificial?
E que toda essa colina também é????
Paisagismo chinês é bem casca grossa!!

Essa é a primeira escada insana de muitas que viriam...

Guarda corpo interessante e delicado!

转轮藏
Será esse o Palácio???
Se vocês estão cansados imagina eu!!!


Templo da Virtude Budista.

Fascinante e é uma coleção de telhas...



佛香阁

Como já esperava este também não é o Palácio a essa altura já havia comprado um mapinha do 'Palácio de Verão'.
Esta é a Torre do Insenso Budista, ele fica dentro do Templo da Virtude Budista, dentro do pagode tem um vão livre com um Buda de 12/15 metros.
Não tirei foto porque uma mulher disse que dava azar, e a última coisa que queria era ter azar na China sozinho...
Dentro deste templo o espaço é mínimo pois é quase todo preenchido pelo Buda, não cabiam cultos aí acredito que seja somente para os imperadores, como as capelas dos palácios ocidentais, só que milhões de vezes maior...
Este Templo tem arquitetura Ming, mas a partir dele tudo tem uma arquitetura que lembra a tibetana provavelmente muito mais próxima da arquitetura Manchu.
Os manchus, tibetanos e mongóis têm o mesmo tipo de budismo, Vajrayana e os chineses Mahayana, além da liberdade religiosa que marca toda a história da china que não é o caso do Tibet.  Manchus, tibetanos e mongóis volta e meia se uniam para dominar os chineses e suas planícies férteis. O resultado é esta mistura de estilos arquitetônicos diferentes.
O Palácio de verão é repleto de templos que refletem a administração Qing, com um peso grande da religião (o budismo Vajrayana misturado com o Xamanismo).
Após sair deste templo eu não encontrei meu grupo, e fui um pouco mais rápido para alcançá-los.
Após sair deste templo eu não encontrei meu grupo, e fui um pouco mais rápido para alcançá-los.

众香阁

Bem, um mar de Budas, ele com certeza tem...além de outro Buda gigante de bronze que fica lá dentro.


Aquela montanhas ao fundo não são artificias como a em que estou neste momento obviamente,
aquela são as montanhas que dividem a China da Mongólia, passei por elas de avião são incríveis!!!!
quando eu for na Muralha da China eu vou ver elas de pertinho!!!


Bem, neste momento de tanta paz, ao lado do Templo do Mar de Inteligência e deslumbrando esta vista fantástica eu vou contar a verdade sobre o Palácio de Verão: que é uma tradução do Inglês Summer Palace que por sua vez é uma tradução ignorante do mandarim 颐和园 (Yiheyuan) que na verdade significa: "Jardim da Harmonia Cultivada".
Por tanto não é um palácio é um jardim!!!! Fazer o que se o que para os chineses é um mero jardim, mas para os ingleses é um palácio!
As construções são basicamente todas da dinastia Qing. Em 1888, foi dado ao palácio o nome atual, Yihe Yuan, o qual serviu como refúgio de Verão à Venerável Imperatriz Cixi. Esta Imperatriz desviou 30 milhões de unidades de peso chinesas de prata (ao que parece destinados originalmente à marinha chinesa), para a reconstrução e ampliação do Palácio de Verão. Devendo-se a esse desvio boa parte de sua exuberância atual!
Depois do mar de inteligência, agente entra num mar de fantasia.
Bem, não sou muito fã, mas no Harry Poter quando agente passa por portas engraçadas normamente tem um monstro atras, não é???
mas deve ser só a noite, então...

nossa pra onde eu vou? só tem isso!!!!

aí onde é que eu estou????
e não se esqueçam que eu estou sozinho.

nossa!!!!

Derepente eu fui teletransportado para o Palácio Potala???
e eu que achei que não ia para o Tibet dessa vez!

Essa mistura de labirinto, arquitetura, paisagismo, é é é.....

Espera eu já vi isso antes!!!!!
Já não estou mas perdido, mas ainda tenho que encontrar o povo...


Até um sitio arquiológico esse lugar tem!!!

Finalmente eu encontri o povo...
e o que que eu ganho: 

Essa a melhor vista para o misterioso lado norte da Colina da longevidade.

Tudo isso por uns 9 reais!!!! maravilha, né!!!
ah esse copo no canto também é meu é o milkshake!!!!!
Não sei se vocês perceberam, mas eu não almocei!!!

Assim como o dia finalmente estava limpo, pela 1ª vez vi o céu limpo a noite!!!

E assim vi o edifício do Koolhaas a CCTV.
Pois é, eu tinha vista do CCTV do meu quarto!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário