domingo, 3 de abril de 2011

1º dia em Xi'an, Exército de Terracota, Piramide do Imperador Qin e muito mais!!! / 西安半坡博物馆,兵马俑和华清池 29/08

Como combinado eu acordei muito cedo, atrasei uns 20 minutos e desci para encontrar o motorista.
Eu tinha impressão de que o motorista falava em um dialeto por que não entedia nada que ele falava e pior ele também não entendia nada que eu falava!
A pronúncia do mandarim em Xi’an é diferente, mas eu estudei essa pronúncia também! E vários comerciantes elogiaram meu mandarim, claro que também para puxar o saco, mas o fato é que eu os entendia e eles me entendiam.
Porém o motorista que me arrumaram me deu trabalho! Além de viajarmos por horas sem conversar muito, ele me disse que não iríamos a Tumba do Imperador Qin Shi Huang Di, eu questionei por que estava no combinado, eu havia pagado! Mas eu não entendia as explicações dele...
Foi desagradável, mas no lugar fomos no Museu Arqueológico para substituir.
Da pra ver que eu adoro mapas!!

西安半坡博物馆
Museu Arqueológico de Xi'an

           35 元

Isso mesmo! é um sítio arquiológico coberto!

É fantastico! Essa estrutura tem quase 1 milhão de anos, é só barro e é possível identivicar a entrada, a fogueira, um desnível que impedia que a água entrasse...
Não queria trocar o Mausoléu do Imperador Qin por este lugar, mas é bem legal!

蓝田人
Esse é o homem de Lantian! O responsável por este lugar.

O primeiro registro do achado do fóssil do homem de Lantian, foi feito em 1963 e descrito por J.K. Woo em 1964. Os restos encontrados foram achados no Condado de Lantian, que lhe deu nome.
Primeiramente, no Condado de Lantian, foi achada uma mandíbula em Chenjiawo e, pouco depois, em Gongwangling, um crânio que incluía os ossos nasais, o maxilar direito e três dentes. Acredita-se que estes fósseis pertenceram a duas fêmeas que viveram entre 530.000 e um milhão de anos atrás, sendo que o crânio é pelo menos uns 400.000 anos mais antigo que a mandíbula. O Homem de Lantian encontrado em Gongwangling é o fóssil mais antigo de um humano que caminhava ereto encontrado no norte da Ásia. Eu vi esses fósseis, mas não pude fotografar!



Quando vi o esqueleto, eu me dei conta que nunca havia tido uma legítima experiência arquiológica!




Ainda não entendi essas fendas com divisões!

Valeu muito a pena!
A infraestrutura do museu é incrível!

O motorista parou em uma fábrica no caminho, achei ruim mas resolvi confirir, e nossa, valeu muito a pena!!
Essa é a única fábrica que produz terra cota como era feita na época dos guerreiros, eu vi o forno e tudo!
Como eu sei disso? Eles tinham guia que fala espanhol!!!

A porcelana daqui é inacreditável!



O guia me explicou que estes bichinhos míticos não tem ânus, por tanto comem e nunca defecam!!!
Os bichos de estimação perfeitos!!!

Guerreiros de todos os tamanhos, até em tamanho natural!
Todos feitos como os originais foram feitos!

Um deles eu trousse para casa!

Os tapetes mais lindos que já vi em minha vida!!!!
São de uma seda tão pura que as mãos escorregam ao tentar toca-los...
Engraçado, em shoppings eu nunca sinto o que senti aqui: desespero por comprar!

mais uma viagenzinha...

A entrada para o 兵马俑 (Bingmayong) ou Guerrreiros e cavalos de terracota, fica bem longe! Por isso todos vão de carro elétrico,

      por 5 元.

 e mais 90 元
                                                                    para visitar tudo.

Há 4 poços de escavação ou trincheiras. Sendo que o 4º foi encontrada vazio.
Exército de terracota, Guerreiros de Xi’an ou ainda Exército do imperador Qin, é uma coleção de mais de oito mil figuras de guerreiros e cavalos em terracota, em tamanho natural.
As imagens em terracota foram enterradas junto ao mausoléu do primeiro imperador, Qin Shihuang em c. 259-210 a.C. e foram descobertas em março de 1974 por agricultores locais, que escavavam um poço de água a leste do monte Lishan, uma elevação de terra feita por mãos humanas e que contém a necrópole do imperador da dinastia Qin, ou seja, é muito rescente!


兵马俑
Exército de terracota!
Poço 1

Estes são os poços de escavação.
 O poço 1 é o do meio, o mais famoso!
O poço 1 contém mais de 6000 figuras de soldados, carruagens e cavalos, representavam a armada principal do primeiro imperador.

O ângulo mais famoso do Exército de Terracota!


Todos tem realmente uma expressão facial própria!




 
Poço 2

O poço 2 continha cerca de 1400 figuras da cavalaria e infantaria, também com carros e cavalos, representava a guarda militar.
Ele sofreu um incêndio intencional 5 anos após a morte do imperador, como conseqüência, quase não há figuras inteiras.


Eles eram todos pintados e aqui da pra ter uma idéia.


Um arqueiro.

Poço 3
O poço 3 contém a unidade de comando, com oficiais de alto nível, oficiais intermediários e um carro de guerra puxado por quatro cavalos. É a menor, com 68 figuras.

Parace intacto!

Esse é o menor e mais lindo dos 3!
Esta tudo muito bem conservado, é possivel se imaginar neste ambiente, há 2000 anos atrás!

cenográfica essa disposição!

Cada coque determinava um posto no exército!

Aqui da para ver que tudo isso é só a periferia da Tumba!
E haveriam muito mais guerreiros se o Imperador não tivesse se envenenado com mercúrio e morrido cedo!
Eu estou naqueles polígonos rachurados no meio!

O sitio arquiológico é tão grande que há áreas urbanizadas e zonas de cultivo no meio de tudo!
Ainda devem haver coisas para se descobrir!

Maquete com a piramide da Tumba do Imperador Qin Shi Huang Di e os poços com os guerreiros ali atrás!

Como deveria ser há 2000 anos!


Pra sair de lá também da trabalho!
Há muito comércio de souvenirs.

秦始皇帝陵
Tumba ou Mausoléu de Qin Shi Huang Di

O chapéu dele é incrível.


Qin Shi Huang Di (260 a.C. - 10 de Setembro, 210 a.C.), foi rei do Estado Chinês de 247 a.C. à 221 a.C., e posteriormente tornou-se o primeiro imperador de uma China unificada, de 221 a.C. à 210 a.C., assim ele se declarou Primeiro Imperador, que é o que significa Huang Di, apesar de já existir um outro Huang Di que foi o 1º rei do reino que corresponde aos arredores de Xi'an.
Tendo unificado a China, ele e seu primeiro-ministro, Li Si, iniciaram uma série de reformas significativas com o intuito de fortificar e estabilizar a unidade política chinesa, ordenando projetos de construção gigantescos, como a própria Muralha da China - ainda não em suas dimensões máximas. Apesar de Qin Shi Huang ser considerado ainda hoje como um dos fundadores da China unificada, que assim permaneceria, com certas interrupções e diferenças territoriais, por mais de dois milênios, o imperador também é lembrado como um tirano autocrático.


China antes de Qin:
E ele transformou isto, nisto:
Ele é tão importante que a palavra China deriva da palavra Qin (seu nome formal), Qin se pronuncia tin (português do sudeste do Brasil) ou chin e era assim que os persas passaram a se referir à zhōngguó ou ‘nação do meio’, como seria a tradução de 中国. Da pérsia a palavra Chin chegou a toda Europa e até hoje é usada para se referir a toda nação!
Isso foi o mais perto que pude chegar!
Como estava achando que não veria nada, fiquei feliz!
Péssima hora para fazerem obra.

O que esperam encontrar lá dentro.
Em baixo são lagos de mercúrio que representam os mares!
Testes no solo indicam que realmente há mercúrio no interior da pirâmide.

O que eu teria visto se estivesse aberto!

Ainda da pra ver!
Ela é achatada, mas é muito grande com 47 metros de altura e 2,18 km² de área, considerando que é totalmente artificial!

华清池
Termas Huaqing
        70 元.

Estas termas ficam na base da 骊山 (Lishan),山 é montanha e 骊 é seu nome.
É uma montanha sagrada, provavelmente por brotar água quente de sua base!

 九龍湖
O Lago dos 9 dragões!
A água chega nesse lago por 9 dragões que estão lá atráz, e da pra ver também o teleférico quje sobe a montanha Li.



Lindo Dragão!


Este painel é fantastico!
retrata a vida de prazer da corte nestas termas!
Eu até coloquei em resolução maior!

荷花池
A Piscina da Lótus.
A piscina do imperador!


Sempre tem algo em restauração!



A piscina da lótus vista do ângulo contrário!

Não vi outra forma de telhado assim na China e nem em qualquer outro lugar!

杨贵妃(719-756)
A preciosa concubina Yang.
Isso não é mármore branco, é jade!
Na América inteira nós temos estátuas de velhos barbudos, na China eles fazem estatuas de concubinas (prostitutas de luxo)!
A China sempre me surpreendendo!

A hitória dela é fanstática

杨贵妃 (Yangguifei), cujo nome significa Preciosa Concubina Yang, é considerada uma das Quatro Beldades da China Antiga. Isso, apesar de alguns problemas; era cheinha, mas, até aí, tudo bem: esse tipo físico estava na moda, durante a Dinastia Tang. Um problema mais sério era que cheirava mal, o que fez com que construísse muitas piscinas para estar sempre tomando banho, e inventasse uma espécie de talco perfumado. Como se vê, boba não era.
Yang já era casada com um príncipe, quando encontrou o sogro, o Imperador Xuanzong, através das armações de Gao Lishi, o Grande Eunuco Imperial. O Imperador se apaixonou pela nora, e obrigou o filho a se divorciar, compensando-o com outro casamento de alto nível. Uma vez tornada consorte, Guifei tratou de colocar muitos parentes em altos postos. Gostava muito de lichias, que só dão no sul da China, e eram trazidas especialmente para ela, pelos correios imperiais, usando os cavalos mais rápidos, noite e dia.
As termas Huaqing foram construídas por Xuanzong para homenagear Yang Guifei.  Ou para tirar o cheirinho peculiar da amada; e, para não embaraçá-la, havia piscinas para todo mundo: a Piscina do Lótus (荷花池), para o Imperador; a Piscina das Estrelas, na qual Guifei se banhava ao ar livre; e piscinas para as outras concubinas, os príncipes, os altos funcionários... E outras construções grandiosas, como a represa chamada de Lago dos Nove Dragões (九龍湖), onde se ergue a estátua da concubina, ou o Pavilhão do Fulgor Esvoaçante, feito especialmente para que Guifei lá secasse os longos cabelos.
Da pra entender porque o imperador  Xuanzong ficou perdidamente apaixonado por ela!

Uma das muitas piscinas termais!






贵妃池
Piscina Yangguifei!
A piscina de uso exclusivo da Concubina Yang.

eu avisei que eram muitas...

Lindo! mas sem os para-raios ficaria mais ainda!


Se depois de morrer alguém me perguntar onde gostaria depassar a eternidade, essa foto com certeza vai me ajudar a explicar.




As janela que eu tanto amo estão sempre presentes!

Derepente estou no alto de uma muralha!

E dela é possível ver tudo de outro ângulo!

e derepente estamos embaixo de novo!
fantástico!
Os paisagistas chineses realmente pensam em 3D!!!!!

Os fundos do teatro.


Uma chícara de chá, por favor!
ou
Uma chícara de chá lacaios inúteis!! e rápido!
mas esse lugar é tão lindo que eu seria um imperador educadinho mesmo!

Novamente o lago do 9 dragões!
Um dos 9!


Eu estava morrendo de calor, vi esta fonte e enchi a mão com vontade, mas a água estava quase fervendo!!!!

Dalí a água quente vai para aí, onde a corte podia relaxar as pernas!

tem até buraquinho para acomodar a bunda!
Dava pra usar, era só pagar uns 20元, mas eu tinha horário e motorista me esperando!




钟楼
A Torre do Sino vista de perto!

A praça que fica em frente a cede do governo da província de Shaanxi!
É impressionante como os chineses gostão destas fontes no chão!
tirei foto do edifício outro dia, neste momento estava muito escuro!

Essa é a Torre do Sino com a Torre do Tambor ao fundo!
Uma foto clássica de Xi'an!

Um comentário:

  1. Perfeito!
    Achei lindo. Um dia espero conhecer essas e outras belezas do mundo que nós hoje em dia não saberíamos fazer com tanta perfeição.

    ResponderExcluir