quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Praça da Paz Celestial e Teatro Nacional / 天安门和国家大剧院 24/08

Escolhi este dia de final de verão com um Sol moderadamente agradável, para finalmente visitar a Praça da Paz Celestial.
Quem segue regularmente meu blog, sabe que já estive lá outras duas vezes, porém na primeira estava sufocantemente quente, e na segunda chovendo!
Mas antes eu tinha de ir na livraria Wangfujing antes que ela fechasse,  no primeiro dia de aula nos fomos até ela e eu vi que era um lugar ideal para comprar livros de mandarim. E também valia a pena conhecer ela melhor, e tendo ido 2 vezes nela me da segurança para dizer que é a maior livraria em que já estive, com seus 6 andares abarrotados de livros, no quinto andar dedicado a livros de artes e caligrafia eu quase pirei!!! Mas na é tão agradável quanto a Livraria Cultura porque tem muita gente e poucos lugares para sentar!

王府井书店
Mas para quem esta tentando imaginar seu tamanho comparando-a com a FNAC, por exemplo, então.... a Wangfujing é uma livraria de verdade, não vende nem um único CD e tão pouco DVD.
Então fui lá achei muitos livros de Mandarim em espanhol, quase o que queria!
Comprei uma pilha de livros:



Tive de carregar estes livros por outras 6 províncias, mas valeu a pena eles são ótimos e custaram todos o que equivale  uns 50 reais!! Em São Paulo não daria para comprar um deles com isso.


王府井路
Esta é a rua Wangfujing, mais movimentada que a Paulista as 18:00, mais divertida que a Augusta, mais comercial que a rua Direita, mais colorida que a ...bem que qualquer uma agora que tudo é proibido...

Tão chique quanto a Oscar Freire?

王府井小吃街
A entrada do que agente pode traduzir como: Pequena rua de ranchinhos de Wangfujing!


Tirei essa foto hoje, mas já mostrei ela antes porque fui aí no primeiro dia de aula e não tinha levado a máquina!


A rua mais perfeita que já vi em minha vida!!!
No lugar de asfalto: granito preto
Sarjeta: de granito preto
Guia: de granito cinza
Rampa de acessibilidade: granito cinza claro
E a calçada: de granito cinza.
Tudo milimetricamente calculado e hiper agradável de andar!
E então me vieram algumas lembranças...a rua direita em São Paulo e seus buracos, ou a rua Uruguaiana o no Rio de Janeiro e seus blocos de paralelepípedo tão separados que daria para esconder fuzis naquelas frestas.

Catedral de Saint-Josef
Eu não sabia que Pequim já teve uma Catedral, então apesar de estar ali perto, eu não fui, não cometam o mesmo erro, é só andar mais um pouco pela rua Wangfujing!


Depois de comprar meus 2 quilos de livros, eu peguei novamente o metrô e desci na estação: 天安门西 (tiananmenxi). E antes de sair do metrô, eu já me deparei com a entrada do Teatro Nacional e já me dei conta de que estava debaixo do lago arificial!
Pois é! Novamente eu não entrei.
Saindo de lá...

Então, eu me viro para traz e:

É realmente bem surpreendente e olha que eu já o havia visto.
O Teatro Nacional que ficou pronto em 2008, foi projetado pelo arquiteto francês Paul Andreu. Ele é revestido de vidro e titânio! Custando 325 milhões de dólares.
Integra uma sala de Ópera com capacidade para 2416 espectadores, uma sala para Concertos que abriga 2017 lugares e um teatro com 1040 lugares. Ainda tem um estacionamento subterrâneo que comporta 1000 veículos e 1400 bicicletas!

Ta vendo senhor Oscar!! da para fazer uma arquitetura monumental e colocar árvores em volta, para tornar o percurso das pessoas mais agradável, além, é claro, de elevar a permeabilidade do solo!

Essa obra foi muito polêmica por estar em uma área antiga tão importante, mas convenhamos...ele esta atrapalhando alguma coisa?

人民大会堂 (西门)
A porta oeste do Grande Salão do Povo.

Deu pra entender porque não é espelho d'água, é lago????




Essa planta é fundamental para entendermos o que tem dentro, já que essa forma oval pura não deixa transparecer a função! ( o norte apontando para baixo)


O hall de entrada!
音乐厅内
A sala de música que fica a esquerda na figura.

歌剧院内
A grandiosa sala de ópera, com 2416 lugares!!!

E ainda há uma terceira sala de teatro!!!!

Titânio e Sol combinam muito bem!



Quanta coisa junta né?
Acho que pelas fotos da pra localizar tudo...


人民大会堂 (东门)
A porta leste do Grande Palácio do Povo, a fachada que é voltada para a praça da Paz Celestial!
As reuniões da Assembléia Nacional do Povo se realizam ai. Tem 171800 m² de área construída e foi construído em 1959.


人民英雄纪念碑
O Monumento aos Heróis do Povo, com o Museu Nacional da China ao fundo.
Não tenho uma foto melhor do Museu Nacional da China porque ele é muito grande e difícil de fotografar.


毛主席纪念堂
Memorial ao presidente Mao Zedong (ou Mao Tsé-tung).
acho que  por eu ter ido tarde, não havia fila para entrar, mas no google da para ver uma fila colossal que da voltas na Praça da Paz Celestial, incrível! Outra vantagem de ir neste horário, a não ser que você queira ver o corpo embalsamado do Mao!!!!


Sem Sol, é super agradável aqui!




Segunda vez que vejo construções ocidentais em Pequim, mas dessa vez se trata de uma legítima arquitetura inglesa do século XIX.


Novamente, o Portão Zhengyang (正阳门).
A entrada de toda a cidade medieval.




O marco zero da cidade.
      Ao sul a fênix, ao leste o dragão, ao oeste um felino mítico (como aquele bronze que comprei). Aí tem o norte, bem eu não entendi essa figura, mas sei que o principal símbolo do norte é a tartaruga.




正阳门箭楼
A torre de vigília do portão Zhengyang.




      Eu voltei para a loja, para fazer a primeira prova do meu kaban de seda, e aproveitei para compre. um passeio completo para mim com o tecido mais caro que eles tinham, fazer o que? eu tinha um casamento para ir um mês depois de voltar para a China!! Mas espera, ainda não acabou, eu também comprei um vestido tradicional para minha mãe, e isso me rendeu um elogio: 很聪明, muito inteligente foi o que ela disse depois de perguntar quais as medidas da minha mãe, e u abrir meu caderninho com as medidas, que havia pedido por email!

Esse é um cinema lindo por dentro e por fora, mas que só tinha filme ruim passando.


Essa rua repleta de restaurantes e lanches, todos um pouco suspeitos!

Onde eu jantei, não lembro o que comi, mas foi algo bem básico.
Esse restaurante é bem típico deste bairro.


Voltando ao metrô!





Essa foto é da rua pela qual voltava do metrô. Essa foto ficou surpreendentemente boa!
A direita é um restaurante no qual comi outro dia, foi na verdade a segunda mais refeição mais cara que comi em toda a China, o restaurante é chiquérrimo e muito diferente: tem uma boca de fogão no centro da mesa, você escolhe um caldo e escolhe o que por no caldo. Então eles te levam tudo, e agente vai pondo as coisas para cozinhar no caldo!
Eu pedi um caldo que parecia simples e com Shoyo, um monte de cogumelos lindos e uma coisa que não sabia o que era, mas era lindo!
Os cogumelos eram todos maravilhosos, mas a outra coisa, não tinha gosto e era horrível de mastigar, parecia cartilagem!!

O Sexshop que fica ao lado do meu prédio!
Tem os símbolos de Vênus e Marte para quem tiver dúvida quanto ao que esta escrito! E ao lado tem um lugar que só vende cigarro e álcool, esses lugares são comuns, são como bancas de jornal de cigarro e álcool!
 
A rua do meu prédio a noite, a foto ficou uma merda, mas da pra ver como é iluminada e cheia de comércio a noite, será que morei em uma espécie de rua Augusta de Pequim??

2 comentários:

  1. hummm, interessante a analise da calçada...so' un ex-estagiario da sub Sé pra reparar nisso!!! :))

    ResponderExcluir
  2. Tà, agora eu faço um comentario util:
    Lindo demais o Teatro Nacional! Deve ser enorme visto ao vivo! Sao 3 salas grandes!!! E, sinceramente, mesmo estando num bairro antigo, na minha opiniao ele se inseriu perfeitamente na paisagem! E' uma forma pura e o vidro e o titanio refletem o ceu e a agua, fazendo-o quase transparente e ressaltando somente o seu perfil! Perfeito! :)

    ResponderExcluir