sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CCTV e Universidade Qinghua / 清华大学 25/08

Aproveitei essa outra quarta-feira (aula de marketing), para dar uma volta no bairro (por acaso o centro financeiro de Pequim), já via tentado fazer isso antes, mas fui abduzido pelo Shopping subterrâneo, lembram?

SK大厦
SK Tower, onde estudava!


中国国际贸易中心
China World Trade Center
projeto do escritório britânico Skidmore, O
wings & Merrill


Estão todos aí!

E aí!


Devo dizer que nunca vi algo que desafiasse tanto as leis naturais de nosso universo, todos paravam para olhar boquiabertos como se fosse uma nave alienígena. Além do balanço gigantesco, ele tem 54 andares e 234 metros de altura, o que o tornaria o maior prédio do Brasil (comparação covarde, o Mirante do Vale tem 170 metros).
Situada em uma área de 10 hectares, a nova sede da Televisão Central China (CCTV) se encontra atualmente em construção. Começou a ser construída em 22 de Setembro de 2004, e deveria ser terminada em 2008 para as olimpíadas.
O arranha-céu, desenhado pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas e o alemão Ole Scheeren, do estúdio Office for Metropolitan Architecture (OMA), com sede em Rotterdam. Com seus 464.500 metros quadrados será um dos maiores da historia. Essas informações dão uma noção de suas proporções vultosas!
O custo total da construção está estimado em 600 milhões de euros. A torre CCTV empregará 10.000 pessoas.
A base desta torre tem 160 por 160 metros, e a inclinação visível é de 60°!
O edifício atrás era para ser um hotel para as olimpíadas, mas não ficou pronto a tempo, e parece que desistiram.
Para quem não se lembra dos detalhes do projeto:

Muitas passalelas, como em Tokio


A torre 3 do China World Trade Center, que é o maior edifício de Pequim, com 330 metros (custou 800 milhoes de dólares).



Aí eu voltei para minha última aula do dia.                              
E depois fui para a Universidade Qinghua principalmente para realizar o meu sonho de conhecer o Instituto Sino-italiano de projetos para proteção ambiental. Edifício que possui uma das arquiteturas mais fascinantes para mim.

Ao sair da estação 五道口 (Wudaokou):
um bairro muito vivo, cheio de comércio, camelôs e jovens estudantes.

清华大学
Uma das entradas da Universidade Qinghua.
Repara como as pessoas estão pousando para foto!!!
Pois é, aqui os turistas vão ao Sambódromo, lá eles vão a universidade!

Já da pra ver os paineis foto voltáicos!



中意环保合作项目 
Instituto Sino-italiano de projetos para proteção ambiental.
Ele começou com um acordo bilateral entre Itália e China, contextualizado nas discussões sobre a redução da emissão de CO2 na atmosfera.
Então, no campus da Universidade Qinghua foi concretizado por Mario Cucinella Architects e equipes de projetistas do politécnico de Milão e do escritório China Architecture Design.
Ele abriga educação, treinamento e pesquisa na área de proteção ambiental e economia de energia.
Com um total de 190 módulos de placas fotovoltaicas ele é capaz de produzir, em situação de máxima de incidência solar, 19,95kWp (kilowatts pico).


Para aqueles que não acham os chineses simpáticos:
Eu cheguei muito feliz neste lindo edifício, mas notei que estava bem vazio (período de férias) e a fonte estava desligada, tive 5 segundos para me lamentar, então um chinês veio do nada, me disse algo que não entendi e foi embora, tive 5 segundos para me questionar sobre o que ele disse, e então essa pequena fonte começou a funcionar só para mim!!!! Todos tem que reconhecer que existe ao um chinês extremamente simpático, mas tem também aquela mulher que me ajudou quando machuquei meu joelho...

a fonte começando a funcionar...

mais forte...


Bem melhor assim, com o som da água.
ah essa rampa leva à livraria que estava em reforma! :(

Lindo, lindo, lindo!

Essa é a hora de aprender a dizer: 非常好看 / fēicháng hǎokàn (maravilhosamente lindo)


detalhe construtivo





Elas também merecem foto!

Essa é a fachada sul que aproveita ao máximo o escasso Sol no inverno.

E essa é a fachada norte que protege o edifício dos ventos do norte.



A faculdade de artes!

Essa foto da uma noção de todo o campus, lindo, lindo, lindo!!!


Pegando o metro eu vi uma lanchonete que vendia Pasteis de Belém, foi à primeira comida ocidental, não estadunidense, que eu vi! E era bom!
Falando em comida não ocidental, fui para casa e depois fui comer, e encontrei essa espécie de fast-food chinês:


Pedi tofu e esse pão recheado, ambos deliciosos, mas o 王老吉 estava sem gelo! ah e dava um puta trabalho comer com o kuaizi (hashi, palitinho, o que for...)
Agora que fatam três dias para ir embora ainda estou descobrindo lugares legais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário